N.U – 43 – IMPORTAÇÃO FINANCEIRA

A importação financeira é um procedimento que gera automaticamente todos os títulos referente às vendas realizadas no Vixen PDV para o módulo financeiro do Volpe. Dessa forma é possível dar baixa em todo esse movimento de contas a receber e a pagar, principalmente para ter controle de vencimento dos tipos de documentos que possuem parcelas, como cheque, prestações e cartões.

Habilitar integração financeira do Vixen com o Volpe   

Para habilitar essa função é necessário parametrizar o sistema Volpe através da guia PDV -> Configuração geral -> Integração Volpe -> Financeiro e marque a opção de “Utilizar integração financeira”. Veja abaixo:

 

importação financeira

Se preferir, pode trabalhar com o método de não utilizar conferência da tesouraria, não necessitando de uma segunda conferência do caixa antes da importação.

Configuração dos tipos de documento

Antes da importação é necessário configurar os tipos de documento indicando em cada um deles as informações pertinentes ao financeiro, ou seja, para um tipo de documento, você pode indicar que todo o valor recebido será importado para uma conta corrente “A” enquanto outro pode ser importado para conta corrente “B” por exemplo.

   1.    No Volpe, na guia Cadastros > Tipos de documentos > Alterar > aba PDV > Aba lateral “Configurações básicas” indique o controle de parcelas, conta corrente e segmento conforme imagem abaixo:

Realização da importação financeira pelo sistema Volpe.

   2.   Em seguida nessa mesma tela acesse a aba lateral “Financeiro” e parametrize a periodicidade das parcelas, sendo a primeira e as demais parcelas. Elas podem ser entre 0 (zero) e 99 dias, preencha essa periodicidade de acordo com o vencimento do seu tipo de documento. Veja exemplo abaixo:

Realização da importação financeira pelo sistema Volpe.

 

É possível nas opções acima configurar a integração com o módulo financeiro de 3 formas para cada tipo de documento:

   A.   Não realizar a importação de movimento para o módulo financeiro.

                Isso faz com que todo o movimento para esse tipo de documento não seja gravado no financeiro do sistema. Assim será necessário incluir manualmente o título no módulo financeiro caso queira ter o lançamento no seu extrato financeiro.

   B.   Baixar o movimento após a importação para o módulo financeiro.

                Utilizada para gerar automaticamente o título em “contas a receber/pagar” como se já tivesse sido recebido. Muito comum para recebimentos em DINHEIRO no qual o valor é recebido no ato da venda.

   C.   Conciliar o movimento após importação para o módulo financeiro.

                Dado o título como baixado, essa opção tem a função de gerar o título no extrato financeiro do sistema já como conciliado com o extrato bancário, justificando que o recebimento foi compensado na respectiva conta corrente.

Configuração do terminal

No financeiro do Volpe é necessário indicar o rateio dos títulos, classificando o centro de custo para cada despesa ou receita (contas a pagar/receber). Acesse no Volpe a guia PDV > tela Configuração de terminal > aba Integração financeiro.

importação financeira

Obs.: referente ao campo de “conta corrente”, a configuração da tela de “Tipos de documentos” feita individualmente em cada um deles irá sobrepor essa conta corrente selecionada no cadastro do terminal.

Conferência da tesouraria

Após o fechamento do caixa no Vixen, acesse a tela de Conferência de caixa no Volpe > Guia PDV para fazer o procedimento de importação para o módulo financeiro, utilize os filtros necessários e clique em “Prosseguir”.

Identificando o caixa já conferido pelo operador marque-o para conferência da tesouraria e/ou importação clicando com o botão direito “Marcar/desmarcar este registro”.

Realização da importação financeira pelo sistema Volpe.

Realize a conferência da tesouraria em cada tipo de documento movimentado nesse caixa, clique com o botão direito no documento > Conferir documentos. Carregue os valores para o fechamento do caixa e, após conferir todos eles, clique em “Fechar conferência”. Caso tenha alguma diferença, ao fechar a conferência o campo de observação será obrigatório forçando a justificar essa diferença.

Realização da importação financeira pelo sistema Volpe.

Obs.: Caso tenha marcado a opção da guia PDV > Configuração geral > Integração Volpe > Financeiro:       não será preciso  Realização da importação financeira pelo sistema Volpe.     fazer a segunda conferência para importar, conforme mencionado anteriormente (pag. 1).

Importação para o módulo financeiro

Após realizar a conferência da tesouraria você pode marcar novamente o caixa na tela de conferência de caixa e clicar em importação financeira.

Realização da importação financeira pelo sistema Volpe.

Após confirmar a importação financeira irá aparecer uma mensagem confirmando quais caixas foram importados e quais foram ignorados. Caso algum tenha sido ignorado ele não estará com o passo de importação dado como “ok” conforme destacado abaixo.

Realização da importação financeira pelo sistema Volpe.

 

É importante lembrar que o tipo de documento DINHEIRO é importado de forma agrupada por cliente, isto é, é gerado apenas um título no “Contas a receber”. Normalmente é gerado para o cliente “consumidor” quando o mesmo não é identificado na venda.

É muito importante ter muito bem ajustada todas as configurações instruídas para importação, mas caso precise, é possível com botão direito no caixa remover a conferência da tesouraria ou até mesmo remover a importação financeira. E assim é possível refazer o procedimento.

Para consultar todos os títulos importados acesse a guia Financeiro > Contas a receber ou pagar. Agora é possível visualizar todos os títulos relativo às vendas realizadas no PDV.

Realização da importação financeira pelo sistema Volpe.

 


Contato

Rua Professor Carlos Reis, 39
São Paulo - SP - CEP: 05424020

Tel: 55 11 4810-3500

comercial.vixen@pwi.com.br

Siga-nos

Vixen PDV é um Sistema



Sistema de Frente de Caixa, escolha o melhor! Sistema PDV Vixen. Sistema pdv para lojas de varejo, rede de lojas e franquias. Conheça o software de frente de loja da PWI, o sistema de frente de caixa feito para você!

Copyright © 2017 Pwi Web Studio - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI Web Studio