Vixen News – 45- LEI DE OLHO NO IMPOSTO

Conforme a Lei 12.741/2012, entra em vigor dia 03/02/2015 a Lei de Transparência Fiscal ou “De Olho no Imposto” que discrimina os impostos Federais, Estaduais, Municipais e Importados separadamente. Para adequar seu sistema, realize os seguintes passos:

   1.    Obtenha a planilha do IBPT.

Solicite a planilha de IBPT que contém a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) de seus produtos através do cadastro no site http://deolhonoimposto.ibpt.org.br/ ou junto a contabilidade. A planilha tem o nome de “TabelaIBPTaxUF14.2.a.csv” e conter a coluna de impostos Federais, Estaduais, Municipais e Importados em colunas separadas, conforme imagem abaixo.

Exemplo do novo layout de planilha IBPT:

Configurar Lei de olho no imposto no sistema Volpe.

   2.   Cadastro do NCM no sistema.

Para cada produto, existe um NCM que pode ser encontrado nas notas fiscais ou junto com a contabilidade. Cadastre os NCMs acessando o Volpe -> Guia PDV -> Classificação fiscal. Na tela apresentada, clique com o direito do mouse e selecione “Incluir”.  Preencha os campos de “Código”, “Número de NCM” e “Descrição”.

Tela de cadastro da Classificação Fiscal (NCM):

Configurar Lei de olho no imposto no sistema Volpe.

   3.    Vinculando o NCM aos produtos.

Acesse o Volpe -> Guia Cadastros -> Produtos e clique duas vezes sobre o produto para alterá-lo. Na aba “Tributação”, preencha o campo “Classificação Fiscal” com o código do NCM correspondente, pelo botão F4 você pode visualizar as opções já cadastradas e selecioná-las. Depois, clique em OK para gravar a configuração. Caso tenha vários produtos com o mesmo NCM, você pode utilizar a tela de “Gerenciamento de Preços e Descontos”, localizada na guia PDV do Volpe para configurá-los.

Atribuindo a Classificação Fiscal do NCM ao produto:

Configurar Lei de olho no imposto no sistema Volpe.

   4.   Sincronizando a planilha com o sistema.

Com os produtos já configurados, acesse a Guia Cadastros -> “IBPT – Importações de índices”, clique com o botão direito do mouse e selecione “Incluir”. Preencha os campos de “UF” e “Arquivo”, aonde:

          UF: é o Estado em que se localiza a empresa. Em caso de empresas em Estados diferentes, deve-se importar uma planilha diferente para cada uma.

          Arquivo: selecione a planilha no formato “.csv” que foi recebida, clicando no botão com três pontos para localizá-la em seu computador.

Incluindo a planilha IBPT:

Configurar Lei de olho no imposto no sistema Volpe.

Agora, clique com o botão direito sobre o registro recém inserido e selecione “Sincronizar”. Aguarde e em seguida o sistema informará quais registros foram sincronizados com sucesso. Nos itens em que ocorreram problemas de sincronização, verifique o NCM cadastrado no passo 2.

Sincronizando a planilha IBPT com o NCM:

Configurar Lei de olho no imposto no sistema Volpe.

Resultado da sincronização dos NCM:

Configurar Lei de olho no imposto no sistema Volpe.

   5.   Habilitar a Lei de Transparência Fiscal.

Acesse a guia PDV e depois a tela de Configuração Geral. Habilite a opção “Habilitar exibição do valor dos impostos no final do cupom (Lei 12.741/2012 – “De olho no imposto”).

Configurar Lei de olho no imposto no sistema Volpe.

   6.   Testando a nova configuração.

Realize a carga completa do sistema Vixen, acessando o menu Arquivo -> Configurações -> Carga do Sistema e clicando em Total. Aguarde o término da carga e realize uma venda de teste. Certifique-se de que o cupom fiscal foi emitido conforme abaixo, aonde destacamos as informações do IBPT.

Cupom emitido conforme legislação “De Olho no Imposto”:

Configurar Lei de olho no imposto no sistema Volpe.

 

Caso tenha alguma dúvida em relação a lei de olho no imposto, entre em contato com o nosso suporte técnico.

PWI – Password Interativa Sistemas Ltda.
Rua Professor Carlos Reis, 39
Pinheiros – São Paulo, SP
(11) 4810-3500
comercial.vixen@pwi.com.br
suporte.vixen@pwi.com.br


Contato

Rua Professor Carlos Reis, 39
São Paulo - SP - CEP: 05424020

Tel: 55 11 4810-3500

comercial.vixen@pwi.com.br

Siga-nos

Vixen PDV é um Sistema



Sistema de Frente de Caixa, escolha o melhor! Sistema PDV Vixen. Sistema pdv para lojas de varejo, rede de lojas e franquias. Conheça o software de frente de loja da PWI, o sistema de frente de caixa feito para você!

Copyright © 2017 Pwi Web Studio - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI Web Studio