N.U – 104 – CANCELAMENTO DE NFC-E POR SUBSTITUIÇÃO

Essa documentação foi criada com o objetivo de auxiliar os nossos usuários do sistema Vixen PDV, a como realizar o cancelamento de uma venda NFC-e por substituição.

 

Como funciona o Cancelamento por Substituição?

Quando existem 2 NFC-e representando a mesma venda (uma em emissão normal e outra em contingência) indicando duplicidade, o contribuinte deve cancelar a anterior indicando que foi feita uma nova emissão.

 

Cenário onde geralmente essa situação acontece:

  1. A empresa envia para a Sefaz uma NFC-e com tipo de emissão Normal (NFC-e1);
  2. Devido a algum problema ou indisponibilidade, não é possível obter o retorno se aquela NFC-e foi ou não autorizada;
  3. Sendo necessária realizar a venda, a empresa envia outra NFC-e representando a mesma operação, porém agora em contingência Offline;
    (NFC-e 2)
  4. Quando o problema é resolvido, é verificado que a NFC-e 1 havia sido autorizada pela Sefaz. Porém, a NFC-e 2 também foi emitida (em contingência) e tem valor legal. Portanto existem 2 notas (NFC-e 1 e NFC-e 2) acobertando a mesma venda;
  5. Neste caso, a empresa deve emitir um Cancelamento por Substituição cancelando a NFC-e 1 e referenciando que a NFC-e 2 foi emitida em seu lugar e é o documento de posse do consumidor;

 

Para fazer o cancelamento por substituição no sistema, deve-se seguir os seguintes passos do exemplo abaixo:

 

Feita a tentativa de uma venda, e por algum motivo a nota não foi transmitida (falta de internet, problemas na Sefaz etc)

 

 

Como a nota não foi transmitida, mas preciso entregar o comprovante fiscal (DANFE) para o cliente, irei emitir uma nova nota em contingência:

 

A segunda nota foi emitida em contingência, logo agora teremos duas notas não transmitida (a primeira nota que evidenciou o erro, e essa que emitimos em contingência para entregar o comprovante ao cliente), vide imagem abaixo.

 

 

Quanto a situação normalizar e sairmos da contingência, ambas as duas notas serão processadas e transmitidas para Sefaz, e o que teremos que fazer é cancelar a primeira nota (nota antes da contingência) e evidenciar a segunda cujo é referente a mesma venda, só que essa é a que foi emitida em contingência para a entrega do comprovante fiscal ao cliente.

Na imagem Abaixo, as duas notas que tínhamos emitido foram transmitidas para Sefaz (após a normalização da conexão da rede por exemplo (caso o motivo da contingência foi esse))

Circulado em azul temos a nota de número fiscal 22, que foi a primeira nota que tentamos emitir e não conseguimos por algum problema na transmissão.

Circulado em vermelho, temos a nota de número 23, que foi a nota que emitimos em contingência mediante a mesma venda da tentativa de transmissão da nota de número 22, a diferença é que a nota 23 foi emitida em contingência para emissão do DANF-e.

 

 

Após a saída da contingência, o sistema automaticamente irá transmitir as duas notas que estavam pendentes de transmissão (nota 22 e 23), e com isso teremos DUAS notas para uma única venda. Sabendo disso, iremos fazer o cancelamento da primeira nota (22) e iremos identificar que o cancelamento desta nota é porque emitimos uma nota em contingência sobe a mesma venda (nota 23).

 

Para melhor entendimento, vamos fazer na prática:

 

1 – Iremos realizar o cancelamento da primeira nota, sendo o seu número fiscal “22” (Clique com o botão direito sobre o registro dessa nota, na opção NFC-e > Cancelar NFC-e), depois disso será aberta a tela abaixo:

 

2 – Clicando em avançar, vamos marcar a opção ‘Cancelamento por substituição’. É aqui iremos identificar a nota que emitimos em contingência (numero fiscal 23) mediante a venda desta primeira nota.

 

3 – Resumindo, o que vamos fazer é identificar a nota de número (23) que foi a nota que emitimos o cupom estando em contingência.

 

4 – Vamos clicar em F4 para localizar a venda fiscal de numero 23 e depois em “Ok” para seleciona-la:

 

5 – Feito isso a nota ficará selecionada, como exibido na imagem abaixo:

 

Depois disso, basta seguir o processo padrão de cancelamento da venda, clicando em AVANÇAR e preenchendo seus repectivos campos em cada etapa, duvidas consultar a N.U de cancelamento de vendas:

N.U – 64 – NOVA TELA DE CANCELAMENTO DE VENDAS

 

6 – Com isso a nota de número fiscal 22 será cancelada com sucesso, e no XML transmitido para o Fisco, ficará identificado que essa nota foi cancelada acobertando a venda que foi emitida em contingência mediante a mesma operação (nota de número fiscal 23).

 

 

De acordo com a imagem acima, o sistema lançou no XML do cancelamento da nota de número fiscal 22, as observações da nota que emitimos em contingência (nota de número fiscal 23), que é referente a venda da nota de número 22 que não foi transmitida para a Sefaz.

 

Caso tenha alguma dúvida com relação a forma de utilizá-lo, entre em contato com a nossa equipe de suporte técnico, para que possamos auxiliá-lo.

 

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