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N.U – 111 – DEVOLUÇÃO DE MERCADORIA (LOCALIZANDO A VENDA / MANUAL)

Com esta documentação, temos o objetivo de apresentar e passar as etapas necessárias para efetuar o processo de devolução de mercadoria dentro do sistema Vixen. Podendo esta ser, total ou parcial. Além de apresentar diferentes formas de realizar esse processo.

 

Primeiramente, considerando que o sistema esteja devidamente aberto, após informar usuário e senha, e efetuar a abertura do caixa, vá até a opção Venda > Dev. De mercadoria. Como mostra a imagem abaixo:

Obs: Talvez a disposição, e até mesmo alguns botões apresentados sejam diferentes do seu, porém, o caminho é o mesmo.

 

Após isso, será aberto a tela de “Devolução de mercadoria”, conforme imagem abaixo:

 

 

Esta operação é dividida basicamente em três etapas, conforme a própria tela apresenta:

 

1 – Tipo de Devolução: Onde existem dois tipos; Localizar Venda e Devolução Manual.

 

Ao clicar no botão “Localizar venda”: será necessário, com o código do produto da devolução, localizar no sistema a venda que foi feita, para poder listar os itens, e assim, selecionar aquele que deseja devolver.

 

Nesta tela, é obrigatória a informação do código do produto. Baseado na situação onde o cliente apresenta o produto para devolução, porém não tem comprovante de venda, ou algo do tipo. É possível também usar outros parâmetros para encontrar a venda em questão, como: Nº da venda, CPF do cliente, código do vendedor e data. Como pode ver, o campo de data vem preenchido por padrão, porém caso deixe a data em branco, o sistema irá realizar a busca sem período.

 

No exemplo abaixo, foi informado o código do produto devolvido, removida a informação de data, e clicado em “Localizar”. Sendo assim, é encontrada a venda que estou buscando.

 

Note que na parte de baixo, são mostrados todos os itens desta venda.

 

Para informar a quantidade a ser devolvida, basta editar os valores do campo “Qtde Dev”.

Informe a quantidade de itens a serem devolvidos, e clique em Carregar item.

 

Note que o item será incluído na grade de “Itens de entrada”. Sendo assim, esses itens, com essas quantidades serão incluídas novamente no estoque, após confirmar que todas as informações estão corretas, clique no botão “Ok”.

 

Após isso, voltamos a tela inicial, já com o produto(s) da devolução selecionado(s), sendo necessário apenas preencher o restante dos campos obrigatórios (campos em amarelo).

 

Além da opção de ‘Localizar Venda’, temos também a opção de ‘Devolução Manual’.

 

Ao clicar no botão “Devolução Manual”, note que a inclusão do produto é feita manualmente, não tendo uma venda para vincular a essa devolução. Ao selecionar esta opção, é necessário informar a qtd. e codigo produto(s) que serão devolvidos.

Lembrando que qualquer uma das opções, efetua todo o processo de devolução dessa peça para o estoque, e registra a operação para consulta posteriormente.

 

2 – Dados da devolução – São os dados básicos para efetuar a devolução, sendo eles: Cliente, Tp de pessoa (F ou J), CPF (para poder gerar o comprovante de troca), vendedor, motivo (Cancelamento, abandono, produto danificado e etc), e alguma observação que gostaria de colocar nesta operação. Lembrando que, caso você localize a venda, e o cadastro do cliente já tenha essas informações, as mesmas são carregadas na tela automaticamente.

 

3 – Tipo de crédito: Existem três opções aqui, sendo elas:

Gerar Voucher (crédito) – Onde o sistema já cadastra internamente a informação que o cliente tem um crédito no valor da devolução, ficando assim com este valor para comprar novos produtos.

Obs.: É necessário escolher a forma de pagamento Voucher na nova venda, e assim é apresentada a tela com a informação do valor de crédito que o cliente tem a gastar.

 

Retirada “DINHEIRO” do caixa – Onde o valor da venda será removido do caixa, para eventualmente devolver ao cliente. Essa movimentação fica registrada na tela de Lançamentos > Movimentação de caixa.

 

Sem crédito – Não movimenta caixa e não gera voucher – Neste caso, o processo apenas registra a operação, e ajusta o estoque.

Feito isso, basta clicar no botão “OK” e finalizar a operação.

 

Observações finais:

Caso queira consultar se o produto foi realmente devolvido ao estoque, é possível, no sistema Volpe, ir até a guia Estoque > Extrato de produto, consultar pelo código do produto, e verificar se foi feita a entrada no estoque da quantidade da devolução.

 

Fique atendo para a configuração de seu sistema com relação a movimentar o estoque em operações de devolução. Caso não seja definida esta configuração, é possível que a movimentação não seja feita. Perceba que na tela de devolução, existe uma caixa com a descrição “Movimentar estoque ao realizar devolução”. Caso não esteja marcada, e você queira movimentar o estoque dos itens, vá até seu sistema Volpe na tela “Configuração geral”, e habilite a opção abaixo:

 

Caso tenha alguma dúvida com relação a forma de utilizá-lo, entre em contato com a nossa equipe de suporte técnico, para que possamos auxiliá-lo.

 

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