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N.U – 114 – DEVOLUÇÃO DE MERCADORIA

Com esta documentação, temos o objetivo de apresentar as etapas necessárias para efetuar o processo de devolução de mercadoria dentro do sistema Vixen. Podendo esta ser, total ou parcial. Além de apresentar diferentes formas de realizar esse processo.

 

Considerando que o sistema esteja devidamente aberto, após informar usuário e senha, e efetuar a abertura do caixa, vá até a opção Venda > Dev. De mercadoria. Como mostra a imagem abaixo:

 

Obs: Talvez a disposição, e até mesmo alguns botões apresentados sejam diferentes do seu, porém, o caminho é o mesmo.

 

Após isso, será aberto a tela de “Devolução de mercadoria”, conforme imagem abaixo:

 

Esta operação é dividida basicamente em três etapas, conforme a própria tela apresenta:

1 – Tipo de Devolução: Onde existem dois tipos; Localizar Venda e Devolução Manual.

Ao clicar no botão “Localizar venda”: será necessário, com o código do produto da devolução, localizar no sistema a venda que foi feita, para poder listar os itens, e assim, selecionar aquele que deseja devolver.

 

 

Nesta tela, é obrigatória a informação do código do produto. Baseado na situação onde o cliente apresenta o produto para devolução, porém não tem comprovante de venda, ou algo do tipo. É possível também usar outros parâmetros para encontrar a venda em questão, como: Nº da venda, CPF do cliente, código do vendedor e data. Como pode ver, o campo de data vem preenchido por padrão, porém caso deixe a data em branco, o sistema irá realizar a busca sem período.

No exemplo abaixo, foi informado o código do produto devolvido, removida a informação de data, e clicado em “Localizar”. Sendo assim, é encontrada a venda que estou buscando.

 

 

 

Note que no quadro abaixo são apresentados todos os itens desta venda.

 

 

Para informar a quantidade a ser devolvida, basta editar os valores do campo “Qtde Dev”.

 

 

Informe a quantidade de itens a serem devolvidos, e clique em Carregar item.

Note que o item será incluído na grade de “Itens de entrada”. Sendo assim, esses itens, com essas quantidades serão incluídas novamente no estoque.

 

 

 

Após isso, voltamos a tela inicial, já com o produto da devolução, sendo necessário apenas preencher o restante dos campos obrigatórios (campos em amarelo).

 

 

 

Além da opção de ‘Localizar Venda’, temos também a opção de ‘Devolução Manual’.

Devolução Manual, a inclusão do produto é feita manualmente, não tendo uma venda para vincular a essa devolução. Ao selecionar esta opção, é necessário informar o produto(s) que será devolvido. Basta informar os dados nos campos amarelos, que são de preenchimento obrigatório.

 

Lembrando que qualquer uma das opções, efetua todo o processo de devolução dessa peça para o estoque, e registra a operação para consulta posterior.

2 – Dados da devolução – São os dados básicos para efetuar a devolução, sendo eles: Cliente, Tp de pessoa (F ou J), CPF (para poder gerar o comprovante de troca), vendedor, motivo (Cancelamento, abandono, produto danificado e etc), e alguma observação que gostaria de colocar nesta operação. Lembrando que, caso localize a venda, e o cadastro do cliente já tiver as informações, as mesmas já são carregadas na tela automaticamente.

 

3 – Tipo de crédito: Existem três opções aqui, sendo elas:

Gerar Voucher (crédito), onde o sistema já cadastra internamente a informação que o cliente tem um crédito no valor da devolução, ficando assim com este valor para comprar novos produtos.

Obs.: É necessário escolher a forma de pagamento Voucher na nova venda, e assim é apresentada a tela com a informação do valor de crédito que o cliente tem a gastar.

 

Retirada “DINHEIRO” do caixa – Onde o valor da venda será removido do caixa, para eventualmente devolver ao cliente. Essa movimentação fica registrada na tela de Lançamentos > Movimentação de caixa.

 

 

Feito isso, basta clicar no botão “OK” e finalizar a operação.

Observações:

Caso queira consultar se o produto foi realmente devolvido ao estoque, é possível, no sistema Volpe, ir até a guia Estoque > Extrato de produto, consultar pelo código do produto, e verificar se foi feita a entrada no estoque da quantidade da devolução.

Fique atendo para a configuração de seu sistema com relação a movimentação do estoque em operações de devolução. Caso não seja definida esta configuração, é possível que a movimentação não seja realizada. Perceba que na tela de devolução, existe uma caixa com a descrição “Movimentar estoque ao realizar devolução”. Caso não esteja marcada, favor entrar em contato com nosso suporte para que seja parametrizado corretamente.

Caso selecione a opção, Sem crédito – Não movimenta caixa e não gera voucher, fique ciente que o sistema não fará sangria do valor da troca, e não irá gerar voucher para o cliente, registrando apenas a operação da troca.

 

Caso tenha alguma dúvida com relação a forma de utilizá-lo, entre em contato com a nossa equipe de suporte técnico, para que possamos auxiliá-lo.

 

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