N.U – 122 – FUNCIONAMENTO DO BLOCO X NO VIXEN PDV
Nesta N.U entenderemos como funciona o Bloco X no sistema Vixen PDV, além de abordar alguns pontos importantes, para não termos problemas com o envio dos arquivos.
Ressalto que para melhor entendimento do que é o Bloco X e para mais informações sobre a regra fiscal, seguem links importantes para conhecimento:
https://www.getcard.com.br/novo/o-que-e-o-bloco-x-entenda-as-regras/
https://ajuda.hiper.com.br/hc/pt-br/articles/360004470072-Saiba-como-funciona-o-Bloco-X-do-PAF-ECF
Como obrigatoriedade, o sistema irá gerar um arquivo diário referente as movimentações feitas, e uma vez por mês, será gerado um arquivo com os dados do estoque.
O sistema Vixen PDV faz a transmissão dos arquivos a cada abertura e após a Redução Z, ou seja, sempre que o sistema for aberto ele irá tentar transmitir os arquivos fiscais e também após efetuar a Redução Z.
Vamos seguir o fluxo normal de trabalho para simularmos as situações.
Utilizamos o sistema normalmente durante o dia, após o fechamento do caixa iremos comandar uma Redução Z, após ela ser emitida pelo ECF, o sistema irá começar a transmitir os arquivos e informará se o mesmo foi ou não transmitido com sucesso.
Caso o arquivo não tenha sido transmitido com sucesso seja por falta de internet ou problemas no arquivo, o sistema irá retornar algumas mensagens do tipo:
Essas mensagens vão aparecer sempre que o sistema for aberto e o arquivo não for transmitido, ou no momento de abertura do Menu Fiscal e também na tentativa de realizar operações como venda, movimentações de caixa ou recebimentos.
Também é possível tentar realizar a transmissão dos arquivos manualmente, basta abrir o Menu Fiscal e escolher se você quer transmitir os arquivos de Estoque ou Redução Z.
Após escolha da opção, vamos clicar em ‘Enviar arquivos pendentes’ para que o sistema faça o envio de todos os arquivos que estão pendentes de transmissão.
Se ao utilizar esta opção o sistema continuar informando que existem arquivos pendentes de transmissão, solicitamos para que entre em contato com o Suporte Vixen, para que sejam feitas as devidas análises de forma correta. Lembrando só de verificar se o computador tem acesso à internet para efetuar as transmissões.
Para quesito de conhecimento:
Clicando com o botão direito sobre um arquivo específico, teremos as seguintes opções:
ZOOM → Visualizar informações do arquivo selecionado.
Exportar todos os arquivos → Exportar todos os arquivos XML que constam na grade.
Refazer arquivo → O sistema irá recriar o arquivo XML para nova tentativa de transmissão.
Abrir pasta de recibo do arquivo → O sistema irá abrir a pasta dos recibos de resposta.
Transmitir arquivo → O sistema irá transmitir o arquivo selecionado.
Reprocessar arquivo → O sistema irá tentar processar o arquivo transmitido.
Consultar status do arquivo na Sefaz → O sistema irá verificar o status atual do arquivo na Sefaz (se está com erro, se foi transmitido com sucesso e etc).
Cancelar arquivo na Sefaz → O sistema irá cancelar o arquivo na Sefaz.
Baixar arquivo na Sefaz → O sistema irá baixar o arquivo que consta direto na Sefaz (como por exemplo o download do XML de uma NF-e que é feito pelo site da Sefaz).
Corrigir número de recibo → Caso um recibo esteja errado ou duplicado, o sistema irá corrigi-lo.
Gerar arquivo da Redução Z → O sistema permite a geração do arquivo manualmente para ser transmitido posteriormente, basta selecionar uma data para geração:
Gerar arquivo de Estoque → Mesma finalidade da explicada acima.
ZOOM do XML de retorno do PAF-ECF → Permite visualizar o XML de retorno da Sefaz.
Caso tenha alguma dúvida com relação a forma de utilizá-lo, entre em contato com a nossa equipe de suporte técnico, para que possamos auxiliá-lo.
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