N.U – 77 – MFE – MANUAL DE INSTALAÇÃO
O Integrador Fiscal é uma plataforma de comunicação disponibilizada pela Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará para a integração de AC/PDV’s dos estabelecimentos contribuintes do ICMS do estado.
Esta plataforma deve ser utilizada de forma integrada aos processos dos AC/PDV’s sendo responsável por toda a integração entre os sistemas e os emissores de documentos fiscais fornecidos pela SEFAZ-CE.
Este documento destina-se ao pessoal técnico responsável pela instalação do aplicativo comercial e módulos fiscais eletrônicos MFE. Descreve o MFE, sua instalação e seus componentes.
Antes de iniciar o processo de instalação, é necessário saber que a SEFAZ-CE fornece parte do conjunto de componentes de software que devem ser instalados no equipamento do Contribuinte (PDV) e que serão utilizados na comunicação com o MFE.
Este conjunto de componentes de software são chamados de Driver MFE e Integrador e estão disponíveis no site da SEFAZ-CE nos seguintes endereços:
http://cfe.sefaz.ce.gov.br
Componentes de instalação:
– Driver USB (mais recente do site do fabricante do equipamento);
– Driver MFE (mais recente disponível no site da Sefaz CE);
– Integrador (mais recente disponível no site da Sefaz CE);
1 – Instalando o Driver MFE (Monitor)
1.1 – 1º Passo: Clique duas vezes sobre o arquivo executável do Driver MFE, após abrir a janela do assistente de instalação clique no botão “Avançar”, como mostra a imagem abaixo.
1.2 – 2º Passo: Ao avançar para a próxima janela, clique no botão “Instalar”, como mostra a imagem abaixo.
1.3 – 3º Passo: Aguarde todo o processo de instalação, após a conclusão do procedimento o ícone do Monitor MFE deverá aparecer na Barra de Ferramentas, como mostra a imagem abaixo.
O Driver MFE usa os seguintes ícones para representar seu status de comunicação:
2 – Instalando o Integrador
2.1 – 1º Passo: Clique duas vezes sobre o arquivo executável do Integrador e aguarde concluir a instalação, como mostra a janela abaixo.
2.2 – 2º Passo: Após o término da instalação poderá ou não abrir uma janela de “Alerta de Segurança do Windows”, caso esta janela abra, marque a opção de rede(s) desejada(s) e clique no botão “Permitir acesso”, como mostram as imagens abaixo.
Permissão de Acesso Administrador
Para a correta funcionalidade da ferramenta Integrador Fiscal a mesma deverá ser configurada para trabalhar como administrador da máquina, tendo todos os direitos de acesso, bem como a leitura dos registros (Plataforma Windows) e troca de informações entre o Integrador Fiscal e a Sefaz, para isto deverá ser configurada as liberações de acesso à rede nas portas 11118 e 11119, bem como o acesso à internet protocolos TCP e UDP. Efetuar a liberação das rotas que deverão serem liberadas para comunicação com o Validador Fiscal de Pagamentos Eletronicos:
apiintegrador.azurewebsites.net
integrador.blob.core.windows.net
validador-fiscal-api.azurewebsites.net
2.3 – 3º Passo: Após os passos anteriores, a janela de configurações do Integrador abrirá automaticamente, preencha devidamente os campos abaixo:
CNPJ e I.E. da empresa onde o sistema está sendo instalado.
CNPJ da Software House: 58.108.408/0001-61
Bodigo de validação do aplicativo comercial: É gerada uma chave deste tipo para cada cliente, desta maneira é necessário ligar na Pwi e solicitar a cahve deste cliente para o suporte do sistema Vixen;
2.4 – As pastas de entrada e saída do Integrador devem ser configuradas, no exemplo as pastas estão configuradas com o padrão do Integrador, porém podem ser modificadas e configuradas de acordo com a necessidade do Aplicativo Comercial.
2.5 – Configuramos o Integrador como servidor, caso o Integrador não seja o servidor, essa opção deve ser desmarcada e ao término da configuração o integrador fará uma procura na rede por outra instância instalada que seja o servidor. É importante que haja um Integrador servidor na rede para funcionamento correto.
2.6 – Deve ser informado o caminho do arquivo executável (.exe) do Aplicativo Comercial, pois a aplicação deverá ser aberta através do Integrador.
2.7 – O nome do Aplicativo Comercial deve ser informado.
2.8 – No quadro número 5, salve as configurações clicando no botão “Salvar”. Após salvar as configurações o integrador recarregará e voltará para a página inicial.
Obs: Orientar o cliente, que sempre ao ligar a maquina e iniciar seu sistema operacional Windows, o driver MF-e, já será iniciado detectando assim o status operacional do equipamento.
Mas o integrador deve ser executado manual, para que assim o mesmo se conecte com a Sefaz, e aplicação do sistema Vixen PDV, deve sempre ser aberta através do Atalho no Integrador. Conforme imagem acima.