N.U – 133- PROCESSO DE DEVOLUÇÃO GERENCIAMENTO DE O.S
Com esta documentação, temos o objetivo de apresentar e passar as etapas de um processo de Devolução, quando for realizada a partir do recurso de Gerenciamento de OS.
É preciso se atentar para o fato de que mesmo que a O.S esteja como ENTREGUE, mas não for faturada lá no Vixen, não será permitido usar a tela de Devolução de Mercadoria Localizando a Venda. Nesse caso deverá ser usada a opção de Devolução, fazendo a devolução da mercadoria de forma manual.
Esse cenário só existe caso o cliente não fature a OS. Se ele faturar tudo que marca como entregue esse problema não existe.
Abaixo, mostrarei como realizar o processo da Devolução Manual.
Primeiramente, considerando que o sistema esteja aberto, após informar usuário e senha, e efetuar a abertura do caixa, vá até a opção Venda > Dev. De mercadoria. Como mostra a imagem abaixo:
Após isso, será aberta a tela de “Devolução de mercadoria”, e iremos na opção “DEVOLUÇÃO MANUAL” conforme imagem abaixo:
Na tela seguinte, iremos informar qual o produto que será devolvido, a partir da tela de Lançamento Manual.
Nessa tela é possível informar a quantidade, e realizar a busca do produto a partir do seu código, após ele ser encontrado, clicamos no botão de “+” para acrescentá-lo na tela e depois em Ok.
A próxima etapa é informar os dados básicos do cliente e vendedor, informar o motivo pelo qual o produto está sendo devolvido e uma observação.
Em seguida, será necessário informar um dos tipos de créditos que o sistema disponibiliza para aplicar nessa ação.
Gerar Voucher (Crédito): Onde o sistema já cadastra internamente a informação que o cliente tem um crédito no valor da devolução, ficando assim com este valor para comprar novos produtos.
Obs.: É necessário escolher a forma de pagamento Voucher na nova venda, e assim é apresentada a tela com a informação do valor de crédito que o cliente tem a gastar.
Retirada “DINHEIRO” do caixa: Onde o valor da venda será removido do caixa, para eventualmente devolver ao cliente. Essa movimentação fica registrada na tela de Lançamentos > Movimentação de caixa.
Sem crédito – Não movimenta caixa e não gera voucher: Neste caso, o processo apenas registra a operação, e ajusta o estoque.
Caso tenha alguma dificuldade em realizar esta operação, por favor entrar em contato com o suporte técnico.
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